Publicado por: clarc | abril 9, 2011

O IMPREVISÍVEL PODE ACONTECER

O terremoto seguido de um “tisuname” ocorrido no Japão recentemente mostra a fragilidade de tudo que o Homem faz numa superfície planetária sujeita a fenômenos dos mais diversos, previsíveis e imprevisíveis, conhecidos e desconhecidos,cujos efeitos variam desde os provocados por  chuvas fortes, tempestades,tornados, vendavais, tufões,  …, até terremotos,  tisunames …, um impacto de um meteorito ou um asteróide,… etc… ou algo fora o conhecimento dos especialistas de hoje.

Somos seres habitantes de um corpo semelhante a uma esfera girando num espaço repleto de mistério sem nenhuma apólice que assegure o seu futuro e o improvável, o inconcebível, o imaginado impossível sob o que entendemos nos limites de nosso conhecimento. Tudo, qualquer fenômeno já conhecido, ou não, pode ocorer quando a natureza determina .

O Homem julga e trata a natureza dentro de sua lógica, seus estudos, conclusões e conhecimentos sempre esperando acontecer o que pensa ser possível. Esta postura pode ser natural e científica, mas não é exata.

Um terremoto, um tufão ou um vulcão, enfim um fenômeno qualquer pode acontecer independentemente do que o Homem pode pensar ser possível.

Sabemos sobre “placas tectônicas” mas não sabemos quando elas vão se acomodar. Sabemos de muitas coisas, entretanto desconhecemos muito mais. O Homem abusa dos conhecimentos que domina ou pensa dominar e esta presunção ou facilidade o leva a extremos de audácia, negligência com a segurança, da indisciplina para com a natureza desafiando-a com realizações extremamente perigosas julgando-se seguro dos riscos previsíveis e sem imaginar ou analisar devidamente os impresvisíveis que podem ocorrer.

O Japão é hoje o retrato das consequências de tal procedimento. Que os japonêses consigam superar os problemas desta descomunal tragédia por que estão passando.. 

CLARC – clarcastro@ibest.com.br


Deixe um comentário

Categorias